Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Se muda Lula!!!!

Herói da classificação nas oitavas, Júlio Cesar diz que Lula deveria se mudar para a Argentina!
Nas vitórias é fácil apoiar a seleção. Mas nos momentos de crise é que os jogadores precisam de mais apoio - e foi justamente num momento difícil que foram duramente criticados pelo então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.
Veja o desabafo de Júlio Cesar.

https://www.youtube.com/watch?v=vzYRpbP4O5c&feature=youtu.be


domingo, 29 de junho de 2014

Depois dos Argentinos, chegou a vez dos alemães


Torcida em colônia alemã no RS se divide entre Brasil e Alemanha
Grupo de torcedores de Santa Cruz do Sul vibrou com a classificação alemã.
Nas oitavas de final, seleção europeia enfrentará a Argélia no Beira-Rio.

A vitória que garantiu a classificação da Alemanha diante dos Estados Unidos fez a torcida germânica do Rio Grande do Sul vibrar em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Nervosos com o 0 a 0 da primeira etapa da partida realizada no Recife, a torcida da maior colônia alemã do estado já demonstrava esperança na classificação antes mesmo do segundo tempo.

“Está meio fraco esse jogo, mas se aparecer um gol no segundo tempo anima mais”, salientou o estudante Luis Kaufmann, no intervalo do jogo.



O gol do artilheiro Müller, no início da etapa final devolveu a euforia aos torcedores do município. Alguns amigos se reuniram em uma casa para assistir ao jogo juntos.

Nas oitavas de final a Alemanha enfrentará a Argélia no estádio Beira-Rio, na próxima segunda-feira (30). Já um confronto com o Brasil só é possível nas semifinais do Mundial. Para o duelo a seleção brasileira a torcida no município será dupla.

sábado, 28 de junho de 2014

Alerta no RS - reunião das chuvas

Representantes dos 45 municípios afetados pelas enchentes nas regiões Norte e Noroeste do Estado irão se reunir com o governo do Estado na manhã deste sábado, para avaliar danos e orientar na recuperação das cidades afetadas. O encontro será na Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, às 11h.

Até a tarde desta sexta-feira, pelo menos sete municípios gaúchos já haviam decretado situação de emergência ou calamidade pública em razão da enchente. Conforme a Defesa Civil, em dois dias choveu mais que a média para o mês inteiro no Noroeste gaúcho.

Em Ponte Preta, dez casas foram atingidas pelo granizo. Já no município de Doutor Maurício Cardoso, o nível do Uruguai chegou a 20,5 metros acima do normal. A expetativa é de que o número de desabrigados e municípios aumente, já que deve continuar chovendo no fim de semana.

Em Jacutinga, o prefeito Luiz Lodea assinou decretou situação de emergência. A decisão foi tomada depois de avaliar um levantamento feito pelo conselho municipal de proteção e defesa civil do município. No levantamento são citados danos de infraestrutura geral, principalmente nas estradas vicinais, bloqueio de acessos ao município e inundações atingindo áreas urbanas e rurais.

Em levantamento publicado na tarde desta sexta, a Defesa Civil informou que são 3.409 desalojados e 729 desabrigados por causa das chuvas.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Chuva e alerta e Rio Grande do Sul


A chuva dos últimos dias causou estragos no Rio Grande do Sul. Cerca de 30 municípios registraram pontos de alagamentos. A Região Norte é uma das mais atingidas: 800 pessoas tiveram que sair de casa. Segundo a Defesa Civil do estado, até as 7h desta sexta-feira (27), 245 pessoas estavam desabrigadas e 1.348 desalojadas. Em dois dias, choveu mais que a média para o mês inteiro, como mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande, programa da RBS TV (veja o vídeo acima).
Principal acesso a Barra do Guarita foi bloqueado no
RS

Nesta manhã, o principal acesso a Barra do Guarita, na Região Norte, está bloqueado devido as fortes chuvas. Na cidade, 600 pessoas estão desabrigadas. O prefeito decretou situação de emergência, mas a Defesa Civil do estado ainda não foi notificada.

A água tomou conta das estradas no Norte. Em pelo menos três localidades o transporte escolar foi cancelado e as aulas suspensas. Os alagamentos isolaram comunidades inteiras. No município de Áurea, pelo menos 11 famílias estão desalojadas. Na área rural, lavouras e criações de animais também foram atingidas.

O agricultor Henrique Maieski disse que a criação de frango para o abate foi embora com a água. Em Nonoai, no Alto Uruguai, a situação é a mesma. Os moradores foram pegos de surpresa na madrugada. Depois de duas horas do início da chuva, um trecho do rio transbordou e inundou dezenas de casas.

Em outro bairro de Nonoai, a água invadiu pelo menos 40 casas. Moradores tiveram que ser resgatados de barco. A Defesa Civil do município colocou um ginásio à disposição da comunidade e distribui mais de 1 mil metros de lona.


Em Iraí, também na Região Norte, a chuva foi tão forte que em pouco tempo, os rios subiram mais de 10 metros. Um risco para os moradores que percisaram sair as pressas de casa e procurar abrigo em um lugar mais seguro.

O Rio do Mel que corta a cidade de Iraí foi represado pela cheia do rio Uruguai. O balneário municipal ficou embaixo d'agua. Barcos foram usados para remover famílias. A enchente quase encobriu algumas casas. A prefeitura encaminhou os desalojados para um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade. A defesa civil do município estima que cerca de 300 famílias foram prejudicadas pelo temporal.

Na Região Noroeste a chuva deu uma trégua nesta noite, mas o tempo ainda continua fechado. O acúmulo de água causou prejuízos em cerca de 10 cidades da região. Em Porto Mauá, o Rio Uruguai está 16 metros acima do nível, continua subindo e invadiu a cidade. Isso porque também chove em Santa Catarina e as comportas das barragens de Itá e Foz do Chapecó estão abertas.
Em Porto Mauá, balsa está paralisada e casas
foram alagadas 

Muitos desabrigados passaram a noite em uma quadra coberta. Em Boa Vista do Buricá, a situação também é preocupante. O rio está 13 metros acima do nível chegando próximo à rodovia e propriedades. No interior de Três Passos e Porto Xavier moradores também foram orientados a deixarem as suas casas. Em Chiapetta, o transporte escolar foi suspenso até segunda-feira (30) devido a situação das estradas.

A aduana de Porto Mauá está embaixo d'água, portanto, a travessia entre o Brasil e Argentina está suspensa. O mesmo acontece nos portos de Porto Xavier, Porto Vera Cruz e Porto Soberbo, em Tiradentes do Sul.


A previsão do tempo para o Rio Grande do Sul é de mais chuva nesta sexta-feira (27). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na divisa com Santa Catarina, na Região Norte e no Noroeste do estado são os locais onde deve chover mais forte. A média de chuva em junho é de 150 milímetros. Em algumas cidades, em apenas dois dias, choveu 200 milímetros.

Em todas as regiões o tempo fica instável nesta sexta. Nas regiões da Campanha, Sul, Serra, Central e em Porto Alegre chove fraco a qualquer momento do dia. Até domingo a chuva atinge boa parte do estado. A maior quantidade, de 50 a 70 milímetros, vai ser no fim de semana no Norte, Litoral Norte, Serra e divisa com Santa Catarina.

O fim de semana tem alerta para temporal no domingo no Litoral, Região dos Vales e áreas próximas à Lagoa dos Patos. Os ventos podem chegar a 100km/h nos pontos mais altos da Serra e no alto mar há alerta de ciclone.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Invasão Argentina.


Com invasão argentina, Beira-Rio tem esquema especial de segurança
Argentina e Nigéria jogam às 13h, no quarto jogo de Porto Alegre na Copa.
Grande número de argentinos sem ingresso deixa autoridades em alerta.

Não foi só a rotina de Porto Alegre que ficou alterada com os milhares de argentinos que começaram a chegar à cidade nos últimos dias. A invasão argentina determinou também uma mudança no esquema de segurança e de trânsito para o quarto jogo do Beira-Rio nesta Copa. Somente na terça-feira (24), até as 17h, 8,1 mil argentinos entraram no país pelo Rio Grande do Sul. A expectativa das autoridades varia: são esperados de 80 mil a 120 mil portenhos na capital gaúcha para o jogo entre Argentina x Nigéria, às 13h.


Como a capacidade do Beira-Rio é de 49 mil pessoas para os jogos do Mundial, a preocupação com o esquema de segurança ganha força. De acordo com uma estimativa da Polícia Rodoviária Federal, 90% dos estrangeiros declaram não ter ingresso para a partida. Em um levantamento divulgado pela Prefeitura de Porto Alegre em maio, 16,8 mil argentinos tinham ingresso para o confronto. A Polícia Federal acredita que somente 20 mil portenhos tenham entradas para ver a seleção.

Outro alerta é para evitar a entrada de barras bravas, torcedores com histórico de violência que foram cadastrados pela Polícia Federal. Até as 20h de terça, 17 argentinos foram impedidos de entrar no Brasil pelas fronteiras gaúchas.

Para evitar incidentes, haverá reforço policial dentro do Beira-Rio, nas áreas de circulação de torcedores e nas catracas.


segunda-feira, 23 de junho de 2014

Blindado contra protestos



A Brigada Militar recebeu neste domingo (22), em Porto Alegre, um veículo blindado equipado com jato d'água para conter manifestantes em protestos no Rio Grande do Sul. O carro possui câmeras que permitem gravação de imagens ao redor e pode transportar 21 homens. A capacidade de armazenamento é de 4 mil litros de água.

O jato poderá, inclusive, conter tinta para marcar roupas de possíveis suspeitos de vandalismo ou agressões para que eles sejam identificados e presos posteriormente.
Blindado com jato d'água será utilizado em
protestos

O veículo ficará à disposição das duas companhias do Pelotão de Choque do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar e será utilizado somente quando houver necessidade, diz a corporação. Antes de ir para as ruas, os policiais receberão treinamento.

"A aquisição deste veículo aumenta a eficiência e a capacidade combativa nas operações de choque, resguardando a integridade física dos policiais e também dos manifestantes, visto que o jato d'água será utilizado somente para dispersar a multidão", salienta o comendante do 1° Pelotão de Choque da 1ª Companhia do BOE de Porto Alegre, capitão Rogério Araújo.

Fabricado em São Paulo, o veículo blindado, com peso de 20 toneladas, é considerado um carro eficiente no controle de distúrbios e manifestações populares de rua, sendo capaz de suportar tiros de fuzil. Na lateral, janelas gradeadas com escotilhas possibilitam disparo de granadas de efeito moral e de gás lacrimogêneo.

domingo, 22 de junho de 2014

Domingo tem Fan Fest



A variedade de atrações é capaz de agradar aos mais diversos públicos. São esperadas cerca de 20 mil pessoas por dia. O evento será realizado no Anfiteatro Pôr do Sol e terá atividades e shows em todos os dias de jogos durante o torneio, entre 12 de junho e 13 de julho.

A festa
Além dos shows, tendas da organização vão oferecer diversas atrações e serviços como praça de alimentação e atendimento aos turistas. Inicialmente, a Fan Fest seria realizada no Largo Glênio Peres, no centro da capital. Com a mudança, anunciada em outubro passado pela prefeitura e pela Fifa, a capacidade de público foi ampliada de 8 mil para 20 mil pessoas.

A intenção dos organizadores é que a Fan Fest seja uma espécie de ponto de encontro e de entretenimento dos torcedores. A programação vai de 12 de junho a 13 de julho, com exceção dos dias em que não forem realizados jogos da Copa.

Confira a programação completa dos shows:

21 de junho, sábado:

- Stereosound, 11h40

- Elton Saldanha, 15h05

- MC Jean Paul, 18h05

22 de junho, domingo:

- Banda Funkalister, 11h25

- Banda Melody, 12h05

- Grupo El Dey, 15h05

- Renato Borghetti, 18h05

23 de junho, segunda:

- Duda Garbi - Stand Up, 11h30

- Grupo Zueira, 15h15

- Chimarruts, 19h05

24 de junho, terça-feira:

- Ballet Lenita Ruschell, 11h30

- Xaxados e Perdidos, 15h15

- Os Serranos, 19h05

25 de junho, quarta-feira:

- Tributo a Tim Maia, 15h15

- Banda Eva, 19h05

26 de junho, quinta-feira:

- Pura Cadência, 15h15

- Comunidade Nin Jitsu, 19h05

- Dj Freddi Chernobyl, 20h41

28 de junho, sábado:

- Acústicos e Valvulados, 15h05

- César Oliveira e Rogério Melo, 19h05

29 de junho, domingo:

- Nalanda, 11h30

- Tchê Garotos, 15h05

- Armandinho, 19h05

30 de junho, segunda

- Banda Dublê

- Dudu Nobre, 19h05

01 de julho, terça:

- Banda Tópaz, 11h30

- Tarcísio Meira's Band, 15h20

- Nelsinho e os Besouros

04 de julho, sexta:

- Banda Street Flash, 11h30

- Cadica, 15h05

- Papas da Língua, 19h05

05 de julho, sábado:

- Sandro e Cícero, 12h

- Shana Müller, 15h05

- Nenhum de Nós, 19h05

08 de julho, terça:

- Beto Mayer, 12h30

- Tchê Guri, 15h

- Vera Loca, 19h05

09 de julho, quarta:

- Circo Girasol, 12h30

- Bidê ou Balde, 15h

- Os Fagundes, 19h05

12 de julho, sábado:

- Grupo Constelação, 13h30

- Cidadão Quem, 15h

- Reação em Cadeia, 19h30

13 de julho, domingo:

- Escola de Samba Imperadores

- Maria do Relento

- Banda Saldanha

sábado, 21 de junho de 2014

Frio recorde no Rio Grande do Sul



O Rio Grande do Sul amanheceu gelado. O frio, que chegou com uma massa da ar polar vinda da Argentina, segue jogando o mercúrio dos termômetros para baixo. A previsão indica um dia com tempo seco, ensolarado e sem previsão de chuva.

Quaraí, na Fronteira, e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, registraram temperaturas abaixo de zero, com -0,7°C e -0,2°C, respectivamente, no início da manhã. A temperatura seguiram em queda Quaraí, que registrou -1,6°C. Outras duas cidades também registraram temperatura negativa: Alegrete, com -0,7°C, e Santa Maria, com -0,6°C

Oito cidades no Estado marcaram o recorde de temperatura mínima do ano:Porto Alegre, São Borja, Tramandaí, São Gabriel, Santiago, Santa Maria,Rio Grande e Alegrete. A Capital gaúcha registrou 4,8°C durante a madrugada. A máxima não deve passar de 16°C.
 
De acordo com a Somar Meteorologia, praticamente todas as regiões do Estado amanheceram com formação de geada. O frio deve continuar em parte do final de semana. No sábado, o sol e o tempo seco permanecem, mas, no domingo, há previsão de chuva em algumas cidades do Sul do Estado.

A Somar Meteorologia usa os dados do governo federal fornecidos pelo INMET, que possui 35 estações no Rio Grande do Sul. Só os dados das cidades que têm estações são fornecidos.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tem que inverstir. População não pode ficar na mão.

Tudo bem que o mundial precisa de reforço no transporte público, mas não seria mais fácil contratar? Investiro? A população, precisa de transporte. Respeito!! O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, afirmou que as linhas de ônibus de Porto Alegre sofrerão redução de 8% nas viagens nesta sexta. Segundo Capellari, a medida será realizada para conceder folgas aos motoristas e cobradores e garantir o reforço no transporte público no próximo domingo, dia do jogo entre Coreia do Sul e Argélia, às 16h, no estádio Beira-Rio.

O feriado de Corpus Christi também contribuiu para que a EPTC tomasse a iniciativa de reduzir as viagens dos ônibus em Porto Alegre. "De acordo com a nossa avaliação, haverá uma redução de 15 a 20% no volume de passageiros por causa do recesso. 


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Horários feriadão

O Sindilojas informa que as lojas de rua e dos shopping centers em Porto Alegre poderão atender com funcionários nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. No entanto, segundo a entidade, para abrir o estabelecimento, o lojista deve ter assinado a declaração de opção pelo trabalho em feriados, que deve ser entregue ao Sindicato, juntamente com a certidão de regularidade sindical emitida pelo Sindilojas e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio da Capital.

Os bancos e os Correios não oferecem serviço neste feriado. No transporte, ônibus, trens e lotações operam com tabelas de domingos e feriados. Os táxis vão operar com bandeira dois. A Rodoviária de Porto Alegre disponibiliza mais 150 horários extras de ônibus. Na sexta, todos os serviços públicos voltam ao normal.

A Ceasa/RS (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul) irá abrir em horário normal, das 14h às 19h. Normalmente, as terças e quintas-feiras são os dias de mais movimento, considerados como “dia forte de mercado”, chegando a circular cerca de 30 mil pessoas e 20 mil veículos no complexo, no horário de comercialização. Na próxima segunda-feira, dia em que a Seleção Brasileira enfrenta Camarões, 17h, a área administrativa da central atenderá em horário ininterrupto, das 8h às 14h. O mercado abrirá em horário normal, das 5h30min às 11h30min.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Atenção - vias bloqueadas no entorno do Beira-Rio


Dia de jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre é dia de trânsito complicado. Nesta quarta-feira, a partida entre Austrália e Holanda terá início às 13h no estádio Beira-Rio. Para não ficar preso em congestionamento é preciso estar atento às alterações, que começam já cedo, a partir das 7h. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), dez vias estarão bloqueadas. Em princípio, o mesmo esquema será repetido dias 22, 25 e 30, quando ocorrerão as demais partidas.

Como no domingo passado, no jogo entre França e Honduras, haverá ainda 17 pontos de triagem, onde os agentes de trânsito irão orientar os motoristas. Os pontos serão montados em cruzamentos das avenidas Ipiranga, Augusto de Carvalho, Pinheiro Borda, Diário de Notícias, Taquary, Icaraí e Chuí, além da rua José de Alencar.

Linhas de ônibus especiais

Para quem optar pelo transporte coletivo, serão disponibilizadas quatro linhas de ônibus especiais e uma linha seletiva. As especiais cumprem os trechos Centro-Estádio, Aeroporto-Estádio, PUC-Estádio e Jockey-Estádio. Elas irão circular somente nos dias de jogos do Mundial, com tarifa única de R$ 2,95. Há ainda a linha seletiva Aeroporto-Hotéis, a R$ 5. As linhas especiais desembarcam no viaduto Dom Pedro I, na avenida Borges de Medeiros com a José de Alencar.

Desvios de trajeto

Mais de 60 linhas regulares de ônibus serão desviadas nos dias de jogos no Beira-Rio. As mudanças estão previstas no Centro Histórico e nas linhas com terminal nas avenidas Borges de Medeiros ou Salgado Filho. O desvio será pela av. João Pessoa, acesso sob o viaduto, seguindo pela Loureiro da Silva, Lima e Silva, Fernando Machado, Borges de Medeiros (bairro-Centro), Salgado Filho e retorno pela avenida João Pessoa, onde retorna ao itinerário normal. Na zona Sul, 27 linhas que circulam pelas avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique terão os trajetos alterados.

Táxis

* Como no último domingo, a avenida Borges de Medeiros estará bloqueada para o trânsito de veículos. Contudo, segundo a EPTC, haverá três pontos de passagem na avenida Loureiro da Silva e nas ruas Duque de Caxias e Siqueira Campos.

* Os torcedores poderão encontrar os pontos de táxi embaixo do viaduto da Pinheiro Borda. Também haverá ponto de táxi na avenida Praia de Belas com a rua Barbedo.

Restrições

* Coletivos que sairão da frente da PUCRS poderão circular somente até a avenida José de Alencar, no bairro Menino Deus. Bicicletas não poderão transitar pelas vias bloqueadas na cidade.

* O limite em que somente passarão torcedores portando ingresso para as partidas na Capital está onde termina o Caminho do Gol, no viaduto Dom Pedro I, na avenida Borges de Medeiros com a avenida José de Alencar.

Acessos

* Moradores credenciados podem transitar pelos bloqueios 24 horas. Os que não possuem credencial podem acessar os locais antes das 7h e a partir de duas horas após o término do jogo.

* Torcedores com ingresso só poderão passar pelas vias bloqueadas a pé.

* Táxis, ônibus e ônibus fretados não passarão pelos bloqueios. Somente os coletivos que levarão as pessoas do estacionamento do Hipódromo.

Vias interditadas:

• Av. Edvaldo Pereira Paiva, entre a Ipiranga e a Padre Cacique, nos dois sentidos da circulação;
• Av. Padre Cacique, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos;
• Av. Borges de Medeiros (Caminho do Gol), entre o Mercado Público e o Viaduto Dom Pedro. Sentido Centro-bairro;
• Av. Aureliano Figueiredo Pinto (Caminho do Gol), entre a Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias. Sentido rótula-Borges;
• Rua Monroe. Toda a via;
• Rua Otávio Dutra, entre a Padre Cacique e a rua Silveiro;
• Rua Dona Amélia. Toda a via;
• Rua Gen. Oliveira Freitas. Toda a via;
• Rua Miguel Couto, entre a Padre Cacique e a Silveiro;
• Rua Barão do Cerro Largo, entre a Padre Cacique e a rua Antenor Lemos.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Fique atento - alteração de horários pra copa


Esta semana, com a partida da Seleção Brasileira nesta terça-feira, jogo entre Holanda e Austrália em Porto Alegre amanhã e feriado de Corpus Christi na quinta, é necessário se programar. Os bancos abrem das 8h às 12h30min hoje, no horário normal quarta-feira e fecham quinta. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem utilizar os canais alternativos para realizar suas transações financeiras, como casas lotéricas, Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

A Prefeitura de Porto Alegre decretou ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira e no estádio Beira-Rio em dias úteis. Hoje começa às 12h e amanhã, às 11h30min. Os serviços essenciais serão mantidos em regime de plantão. Os pronto-atendimentos e as emergências dos hospitais de Pronto Socorro e Presidente Vargas operam normalmente. As unidades básicas de saúde e de saúde da família seguirão o ponto facultativo e não abrirão no feriado.

As escolas municipais têm três opções: fechar, aderir ao ponto facultativo ou funcionar no horário normal. Independentemente da alternativa, cada instituição deve cumprir as 800 horas e os 200 dias letivos. Na rede estadual, cada escola tem autonomia para organizar o calendário de acordo com os dias de jogos no Beira-Rio. Caso não haja aula, é preciso recuperar o dia letivo para que se cumpra a carga horária mínima como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. No restante do Estado, as aulas devem seguir normalmente. Para os dias de jogos do Brasil, a liberação dos alunos dependerá das direções.

Os supermercados operam todos os dias nesta semana na Capital. As lojas poderão abrir, desde que tenham documentação para funcionar no feriado.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Laranja mecânica chega na capital

Grande destaque da primeira rodada da Copa do Mundo após golear a atual campeã Espanha, a Holanda desembarcou no começo da tarde desta segunda no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A seleção enfrenta a Austrália na próxima quarta, às 13h, no estádio Beira-Rio. O detalhe curioso da chegada foi o atacante Robben e o meia Sneijder, que desceram do avião de bermudas e tênis, ao contrário do restante da delegação.

Menos despachados, o atacante reserva Kuyt e os outros jogadores usavam abrigos da seleção holandesa. O treinador de atacantes, o ex-atleta Patrick Kluivert, desembarcou de terno e em seguida entraram no ônibus que aguardava a delegação desde as 12h30min.

Cinco viaturas da Brigada Militar (BM) e uma da Polícia Federal (PF) acompanharam o deslocamento da delegação europeia até um hotel de Porto Alegre.

Foto: Tarsila Pereira

domingo, 15 de junho de 2014

Homenagem para FERNANDÃO na copa

Em meio ao clima de alegria pelo primeiro jogo de Copa do Mundo em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio, torcedores colorados demonstraram ainda sentir a perda e buscaram uma forma de homenagear o ídolo Fernandão, que morreu há uma semana em acidente de helicóptero. Um grande número de torcedores que chegaram para o jogo entre França e Honduras com cartazes, fotos e até máscaras lembrando o "eterno capitão colorado".
O presidente colorado Giovanni Luigi chegou a posar na entrada do estádio com torcedores que carregavam uma faixa eternizando o ex-atacante campeão da libertadores e do mundo pelo clube. O memorial em homenagem a Fernandão, que fica no entorno do estádio, sofreu nos últimos dias com a forte chuva que caiu em Porto Alegre, mensagens escritas e flores deixadas ao pé da parede que exalta o ex-capitão, foram afetadas pelo clima ruim. 


sábado, 14 de junho de 2014

Aécio Neves é escolhido para representar PSDB nas eleições, mas ainda falta o vice



A candidatura do senador Aécio Neves (MG) à presidência da República foi oficializada neste sábado na convenção nacional do partido, no Expo Center Norte, em São Paulo.

No entanto, a grande expectativa em torno do nome do vice deve continuar. Isso porque o partido ainda não definiu um candidato para compor a chapa junto com Aécio.

O nascimento dos filhos gêmeos do senador, no último sábado (7), interrompeu as negociações. Aécio passou a semana junto com a mulher no hospital e cancelou compromissos que tinha justamente para definir o nome de seu vice.

Nos bastidores, o debate é sobre a origem do candidato que deve compor a chapa. Uma corrente dentro do partido defende que o vice deve ser do Nordeste, região onde os principais concorrentes, Dilma Rousseff e Eduardo Campos, são mais populares.

Mas, parte da legenda prefere que o vice seja de São Paulo, maior colégio eleitoral do País. Nesse embate, os nomes mais cotados são os do senador tucano Aloysio Nunes (SP) e do ex-senador, também do PSDB, Tasso Jereissati (CE).

Nesse cenário, a chapa tucana para disputar a cadeira do Planalto seria puro-sangue. Mas, Aécio já revelou que o PSDB aguarda dissidência da base aliada para negociar seu candidato a vice.

A expectativa dos tucanos é de que o PSD deixe de apoiar a presidente Dilma Rousseff. Se a dissidência se confirmar, Aécio Neves deve convidar o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meireles (PSD), para ser seu companheiro de chapa.

Sem dar pistas sobre quem será o vice na chapa tucana, Aécio garante apenas que o partido está unido e alinhado com outras forças da oposição. Segundo o pré-candidato à presidência, a composição da chapa será anunciada até o fim deste mês.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Fiscalização intensa no Rio Grande do Sul


De olho em alimentos sem certificação que possam entrar clandestinamente no Rio Grande do Sul em voos que antecedem o jogo de Argentina e Nigéria, no dia 25, o Ministério da Agricultura irá apertar a fiscalização, reforçando em 50% o grupo que está trabalhando na Unidade de Vigilância Agropecuária no Aeroporto Salgado Filho (Uvagro), na Capital, nos dias 24 e 25, quando ocorre intensa chegada de torcedores.

Para isso, serão requisitados seis servidores além dos 12 já no aeroporto. Pela legislação em vigor, produtos de origens animal e vegetal só podem entrar no país caso haja acordo sanitário entre as nações e comprovação de certificação do país de origem reconhecida no Brasil. Do contrário, os produtos serão barrados e destruídos.

De acordo com Marco Antônio Santos, responsável pelo Uvagro, na Capital, a regra vale para todos, turistas e delegações das seleções. A de Portugal, por exemplo, teve sinal verde para desembarcar com 200 quilos de bacalhau na bagagem. Já a França, que domingo joga em Porto Alegre, teve barrada pelos fiscais embalagens de carne não certificada e não declarada em junho de 2013, quando veio à Capital para amistoso contra a Seleção. A delegação alegou que trouxe o produto para consumo de jogadores que só podem comer produtos cárneos fruto do abate que segue o ritual Halal, executado por um muçulmano e conhecedor dos fundamentos do abate de animais no Islã. Mas não houve jeito, a carne foi incinerada.

Pragas em roupas e sapatos
Outra preocupação são as pragas que podem entrar no país por aeroportos, portos e pela fronteira seca. Estudo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) mostra que 355 são inexistentes no Brasil e presentes nos 31 países classificados para a Copa. Porto Alegre, por exemplo, estaria ameaçada por 246 destas invasoras, existentes em nações das oito seleções que jogarão no Estado, sendo a França a mais perigosa, com 120.

O risco é grande, já que a detecção pode ser feita somente em alguns alimentos e as invasoras entram por roupa ou sapatos, de forma invisível. Regina Sugayama, autora do estudo, diz que o aumento do trânsito de pessoas entre países nos últimos anos tem ajudado a disseminar as pragas pelo mundo. Explica que as invasoras são introduzidas em pequenas populações, mas como não encontram inimigos naturais a população aumenta e se estabelecem em silêncio.

Alto risco:

França: 120
Austrália: 110
Holanda: 74
Argentina: 50
Coréia do Sul: 53
Nigéria: 45
Argélia: 33
Honduras: 9

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Foi feito aqui e já pode ser usado



Um aplicativo para celular desenvolvido por alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul promete ajudar os estrangeiros nas traduções dos termos do futebol. Para que todos possam assistir à Copa do Mundo e entender a linguagem do futebol, o aplicativo faz a tradução dos termos para o espanhol e o inglês.

"Nossa ideia era popularizar alguns termos em três línguas que vão ser as mais comuns durante a Copa do Mundo. Não só em Porto Alegre, mas em todo país", explica Nelson Todt, coordenador do projeto.

As expressões populares como "janelinha", "drible", "meia-lua" também constam na ferramenta. O trabalho foi feito em várias mãos. Alguns foram responsáveis pela tecnologia, outros pela comunicação e alguns pela tradução das palavras.

São mais de 300 termos catalogados dentro do aplicativo. A ideia é que as definições e as traduções cheguem também aos estádios. Para que os torcedores que estejam acompanhando algum jogo da Copa do Mundo, tenham acesso. No Mundial todos devem falar a mesma língua: a da tecnologia.

Fonte: G1

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Gaúchos vão mostrar o que tem de melhor à visitantes



O Projeto Brasil Original exibirá artesanatos de 18 grupos selecionados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em dois locais de Porto Alegre durante a Copa do Mundo. Os produtos serão expostos e vendidos no Cais do Porto, entre os dias 11 e 30 junho, e no BarraShoppingSul, de 15 de junho a 15 de julho.

Durante dois anos, a entidade auxiliou os grupos na elaboração dos produtos que serão vendidos como recordação de Porto Alegre para turistas. "Vai ser um pedacinho do Rio Grande do Sul, de Esteio", diz a artesã Maria Elisabeth Di Pietro.



Mostra das tradições do Rio Grande do Sul

O gerente setorial do Comércio do SEBRAE/RS, Fábio Krieger, responsável pela operação do Programa SEBRAE 2014, ressalta a magnitude do Paradouro Gaúcho. “É uma grande oportunidade de oferecer produtos regionais e valorizar a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul, em um ambiente temático gaúcho em meio a Copa do Mundo”, aponta. Além disso, cria condições para que empresas atendidas no SEBRAE 2014 possam mostrar produtos e serviços para turistas e moradores da Capital.

No total, 308 empresas atendidas pela ação participarão da mostra no Cais do Porto, sendo 180 oriundas dos 18 grupos de artesanato, oito dos alambiques, dez de bolsas e acessórios de couro, 80 do setor do turismo, 20 do segmento de confecção e dez de bijuterias e acessórios.

“Com o Paradouro Gaúcho fecharemos com chave de ouro as atividades do SEBRAE 2014, possibilitando uma exposição singular para as empresas inseridas no programa”, finaliza o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Será que era Fernandão?


A delegada de Aruanã, Bruna Coelho, rechaçou boatos espalhados em Goiás, de que Fernandão estaria pilotando o helicóptero no momento da queda que provocou sua morte e de outras quatro pessoas. De acordo com a responsável pela investigação, em entrevista à Rádio Guaíba nesta segunda-feira, as testemunhas ouvidas até agora indicaram que o coronel Milton Ananias estava no comando da aeronave.

"Todas as pessoas que estavam próximas, presenciando a partida da aeronave, foram claras ao dizerem que o piloto era o coronel", salientou. Ela contou que está sendo examinada a hipótese de mal súbito, assim como testes de alcoolimia e toxicologia serão analisados em todos os ocupantes do aparelho.

Bruna esclareceu, contudo, que apesar de ser resgatado com vida, Fernandão não conseguiu dar qualquer informação às equipes de resgate. "As pessoas ouvidas relataram que, ao chegar no local, o Fernandão respirava, mas inconsciente. Estava em choque, com sinais vitais, mas sem condições de falar", frisou.

Ela reconheceu que testemunhas afirmaram terem visto bebidas alcoólicas na área da queda e outras confirmaram ingestão de álcool por participantes da celebração antes do embarque. "Mas todos dizem que o piloto não ingeriou bebida", salientou.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

É bizarro! Casa demolida por causa de espíritos



Acontecimentos incomuns foram presenciados em uma casa localizada na zona rural de um município da Região Norte do Rio Grande do Sul. Barulhos de socos nas paredes, pedras que caem sobre o telhado e dentro da casa, mesmo com portas e janelas fechadas, são alguns dos relatos dos moradores.

Assustada e sem saber a quem recorrer, a família que presenciava os fenômenos acionou a Brigada Militar, que foi ao local e mesmo sem encontrar explicações registrou uma ocorrência. Os policiais se dizem espantados com os fatos observados.

Na residência vivia um casal com três filhos, um menino de oito anos e duas meninas, de 11 e 15 anos. 

Vizinhos prestaram ajuda e chegaram a levar a família para outros locais, como um colégio. No entanto, os acontecimentos teriam voltado a ocorrer. "Todo mundo está com receio. Deu para ver vários fenômenos, como pedras aparecendo sem ninguém jogar e objetos dentro de casa se movendo sem ninguém tocar. Utensílios domésticos sairam de um lugar para o outro. A gente procurou socorrer a família de várias maneiras, levando para um colégio aqui perto. O fenômeno acabou acontencendo lá também", explica o agricultor Valdir Antônio Marquioro, que vive perto da casa onde ocorriam os episódios.

O caso mobilizou uma equipe de assistentes sociais do município. Alertada sobre os eventos, eles foram até a propriedade para tentar auxiliar os moradores.

Além das pedras, a filha mais velha começou a apresentar um comportamento estranho. "Um dia, o espírito levou ela para cima da casa, jogou ela para baixo e quebrou a telha", relata a mãe.

Ao saber do caso na cidade, o produtor de vídeos Gelson Luiz da Costa foi até o local movido pela curiosidade. Com uma câmera, fez imagens a fim de registrar o fenômeno. No momento de uma gravação, uma pedra caiu dentro casa. Ele percebeu que a família precisava de ajuda e se empenhou para encontrar um médium para realizar um trabalho de exorcismo.

O médium Nelson Júnior Paz afirma ter exorcizado a garota. "O espírito se afastava da menina quando a gente cheva perto da casa. Então eu me retirei para que ele baixasse nela e eu pudesse fazer o exorcismo. Também perguntei porque ele estava perturbando aquela menina, o que acontecia. A todo momento ele dizia que queria a vida dela ou a propriedade de volta", diz.

Costa filmou o procedimento. Após o exorcismo, os moradores decidiram demolir a residência. "Estou com 65 anos e foi a primeira vez que vi isso. Nós queremos paz", desabafa o pai da família.

Família está sendo atendida pela assistencia social do município e a Federação Espírita do Rio Grande do Sul acompanha o caso.

sábado, 7 de junho de 2014

Morre um ídolo!

Velório será em Goiás


O ex-jogador e ídolo do Inter Fernandão (Fernando Lúcio da Costa) morreu na madrugada deste sábado na queda de um helicóptero Esquilo, com capacidade para cinco pessoas, na cidade de Aruanã, interior de Goiás. O acidente ocorreu por volta de 1h30min. Fernandão tinha 36 anos de idade.

Conforme a Polícia Militar de Aruanã, o helicóptero atingiu o solo a cerca de 150 metros de uma praia de água doce, que fica localizada a 20 quilômetros da cidade. Havia pessoas acampadas nas proximidades, já que o local é turístico e procurado pelos moradores da região a partir de junho, quando o nível de água do Araguaia diminui.

Segundo os bombeiros de Aruanã, outras quatro pessoas estavam no helicóptero: o coronel da Polícia Militar Milton Ananias, Lindomar Mendes Vieira, Antônio de Pádua e Edmilson de Souza.

Clube que revelou o jogador liberou o local para as últimas homenagens

O velório de Fernandão será no ginásio do Goiás Esporte Clube e deve começar no fim da tarde deste sábado. Até às 12h45min, o corpo do ex-jogador passava pelos trâmites do Instituto Médico Legal, na Cidade de Goiás. A previsão era de liberação aos familiares no início da tarde para traslado até Goiânia — um trecho de aproximadamente 150 quilômetros, que será feito de carro.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Lista de cursos do Prouni


Os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem, a partir desta hoje, consultar a lista de cursos e instituições que participam do programa, na internet. As inscrições começam na semana que vem. É preciso estar atento porque o prazo de inscrição foi reduzido de cinco para três dias, do dia 9 ao dia 11, na página do ProUni. 

Nesta edição, são oferecidas 115.101 bolsas em cursos de graduação de instituições privadas. Dessas, 73.601 são integrais e 41.500, parciais. Podem concorrer às bolsas do ProUni os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.

O candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a vagas em instituições públicas, também pode se candidatar ao ProUni.

Veja abaixo o cronograma do ProUni:

Inscrições: de 9 a 11 de junho
Resultado da 1ª chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da 2ª chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

De olho nos preços da Copa.

Além do preço nos táxis, nós que moramos aqui em Porto Algre, temos que denunciar outros preços abusivos praticados, como no combustível, nos alimentos, e em tudo que formos fazer durante o período da copa. Tá é tudo caro meu povo. Fique de olho!
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promete uma fiscalização mais intensa nos táxis de Porto Alegre durante o período da Copa do Mundo. O objetivo é verificar a aplicação correta dos valores cobrados.
Hoje começaram a ser entregues adesivos para 270 táxis que circulam no aeroporto Salgado Filho da rodoviária. O trabalho deve terminar amanhã, sexta-feira e, ao todo, serão fornecidos mil adesivos que informam, em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol), a localização e o telefone do Procon para reclamações dos turistas que circularem pela Capital. 



quarta-feira, 4 de junho de 2014

O que é nosso tem que ser preservado, concordam?


Uma grande aglomeração de pessoas se manifestou contra o fechamento do bar Tutti Giorni, interditado pela Smic. Após o estabelecimento ser lacrado, centenas de pessoas permaneceram no local em protesto pacífico no ponto tradicional do Centro de Porto Alegre.

O fechamento atendeu solicitação da Brigada Militar, que recebeu denúncias de perturbação da ordem pública. Conforme nota divulgada pela Prefeitura de Porto Alegre, a BM relacionou casos de denúncias de moradores vizinhos relativos à perturbação da ordem pública.

Conforme o Ciosp, somente em 2014, mais de 17 denúncias foram registradas contra o Tutti. O ofício enviado pelo comando do 9º Batalhão de Polícia Militar à Smic relata, ainda, reclamações de perturbação do sossego provocada pelo barulho causado por frequentadores do bar e arredores, principalmente nas terças-feiras à noite.

Segundo o diretor da Divisão de Fiscalização da Smic, Rogério Stockey, além das reclamações de moradores da vizinhança, o bar está com alvará de localização e funcionamento vencido e, durante fiscalização, não foi apresentado o alvará de prevenção e proteção contra incêndio.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Libera lá, reflete aqui!



É efeito dominó. Não existe um único culpado na discussão. As leis em cada papis são bem claras, mas desculpem amigos, o mercaod negro vai existir pra sempre, liberando o uso ou não.

Em Porto Alegre para um debate sobre a regulamentação da maconha, o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas do Uruguai, Julio Calzada, admitiu preocupação com o trânsito da droga nas fronteiras com o Brasil e disse que o governo uruguaio vai concentrar esforços para impedir a criação de um novo mercado negro. Ele afirmou ainda que as autoridades estão determinadas a inibir o chamado “turismo canábico”.

Em maio, o governo do presidente uruguaio José Mujica assinou decreto que autoriza o estado a controlar o cultivo e a venda da maconha. O ato legaliza a produção, a comercialização e a distribuição da droga no país sul-americano. Com a nova legislação, ficam autorizadas aos uruguaios três formas de acesso à maconha: manter até seis plantas da droga em casa, participar de clubes de cultivo com até 45 membros ou comprar em farmácias autorizadas.

Calzada garante ainda que a questão das fronteiras não é uma preocupação só do governo brasileiro ou do Rio Grande do Sul, mas também do Uruguai. "Vamos fazer todos os esforços para que a produção legal não termine em mercado negro, nem no Uruguai, nem na Argentina, nem no Brasil”, disse.

Entretanto, ele admite que a preocupação em relação ao Brasil é maior, já que grande parte da fronteira é seca. Além disso, há muito trânsito de pessoas em cidades como Rivera, na divisa com Santana do Livramento, e Chuy.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cobrança de táxi abusiva


Parte dos passageiros que chega a Porto Alegre está sendo prejudicada no balcão da Cooperativa de Táxis do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre (Cootaero). Em vários casos foi comprovado que usuários chegam a desembolsar quase o dobro do valor pelas corridas pagas antecipadamente com uso de cartões de débito ou crédito. As tabelas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que estabelecem os valores praticáveis, são frequentemente ignoradas no balcão da Cootaero. Os cerca de 260,4 mil turistas que visitarem Porto Alegre durante a Copa do Mundo poderão ser vítimas. A Cootaero atribui os "possíveis enganos" aos atendentes "inexperientes".

Os valores abusivos foram verificados em quatro corridas pagas com cartão, entre os dias 22 e 27 de maio. O Salgado Filho é um dos dois lugares da cidade - o outro é a rodoviária - onde é possível pagar a corrida com antecedência. Uma tabela formatada pela EPTC estipula os valores aproximados para diversos pontos da Capital. No entanto, a lista de preços está sendo desprezada no momento da cobrança no aeroporto.

O trajeto até o Hotel Sheraton, distante 7,8 quilômetros do terminal aeroportuário, deveria custar, na bandeira 1, cerca de R$ 24. No entanto, em 26 de maio custou R$ 35 - 45,8% acima do estabelecido. O mesmo ocorreu na corrida até o Hotel Intercity Premium, na avenida Borges de Medeiros: a tabela manda cobrar R$ 35, mas o usuário pagou R$ 50. Até o estádio Beira-Rio, custou R$ 60, quando deveria ser R$ 34,80.

A irregularidade surpreendeu o presidente do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi), Luiz Nozari. "Se isto é verdade, considero profundamente entristecedor, porque os taxistas do aeroporto sempre foram vistos como a elite do táxi em Porto Alegre", diz Nozari, ao estranhar que os órgãos fiscalizadores não tenham coibido a prática.

O presidente da Cootaero, Ronei Caetano Montiel, diz que a cooperativa vem cumprindo com os valores do zoneamento feito pela EPTC e que "enganos" podem ter ocorrido pela inexperiência dos atendentes. "Já aconteceu de termos que devolver os valores", afirma. Já o supervisor do ponto, Jorge Ouriques, ressalta que a orientação é cobrar um valor justo e não lesar o cliente. "Estamos tentando aprimorar o atendimento para anular a possibilidade de erro", frisa, observando que, havendo bagagem, o custo pode ser maior.