Páginas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Blindado contra protestos



A Brigada Militar recebeu neste domingo (22), em Porto Alegre, um veículo blindado equipado com jato d'água para conter manifestantes em protestos no Rio Grande do Sul. O carro possui câmeras que permitem gravação de imagens ao redor e pode transportar 21 homens. A capacidade de armazenamento é de 4 mil litros de água.

O jato poderá, inclusive, conter tinta para marcar roupas de possíveis suspeitos de vandalismo ou agressões para que eles sejam identificados e presos posteriormente.
Blindado com jato d'água será utilizado em
protestos

O veículo ficará à disposição das duas companhias do Pelotão de Choque do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar e será utilizado somente quando houver necessidade, diz a corporação. Antes de ir para as ruas, os policiais receberão treinamento.

"A aquisição deste veículo aumenta a eficiência e a capacidade combativa nas operações de choque, resguardando a integridade física dos policiais e também dos manifestantes, visto que o jato d'água será utilizado somente para dispersar a multidão", salienta o comendante do 1° Pelotão de Choque da 1ª Companhia do BOE de Porto Alegre, capitão Rogério Araújo.

Fabricado em São Paulo, o veículo blindado, com peso de 20 toneladas, é considerado um carro eficiente no controle de distúrbios e manifestações populares de rua, sendo capaz de suportar tiros de fuzil. Na lateral, janelas gradeadas com escotilhas possibilitam disparo de granadas de efeito moral e de gás lacrimogêneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário