Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Muitos cuidados, pouco repeito com os brasileiros


Veja o que pode e o que não pode durante a copa

Torcedores com máscaras não serão barrados pela Brigada Militar no perímetro de restrição da Fifa ao redor do Beira-Rio. A polícia fará monitoramento, mas só irá intervir em caso de conduta ilegal ou comportamento suspeito. Em entrevista a ZH, o subcomandante do Batalhão Copa, tenente-coronel André Córdova, detalha as ações da BM.

Como funcionará a área de bloqueio no entorno do Beira-Rio?
Só poderão transitar veículos cadastrados pela prefeitura. Haverá postos de verificação nas vias bloqueadas para a checagem das credenciais de acesso. Se o veículo apresentar alguma característica suspeita ou estiver em uma lista de furto ou roubo, há como identificar a placa na hora.

Como será a verificação?O veículo entra no posto e há um agente da Fifa, que checa a credencial no vidro. Se estiver conforme o padrão, o acesso será liberado. A Brigada fará a segurança com sete ou oito policiais e uma viatura em cada posto. Caso o motorista não seja liberado e tente forçar o acesso, vamos abordar e deter para averiguação.

Será feita revista aos pedestres na zona de restrição?Caso  esteja  com  bermuda e camiseta, por exemplo, nenhum problema. Será monitorado, mas não parado. Só será vistoriado quem tiver comportamento suspeito. Aí, teremos de checar identidade, se mora ou trabalha na área. Não queremos constranger, e sim proteger a população.

O que seria um comportamento suspeito?Andar com mochila ou mala. Isto levaria a uma verificação em razão do histórico de problemas que tivemos no ano passado durante as manifestações. As pessoas podem carregar pedras, pedaço de ferro. O que também pode ser  suspeito  é  um  volume  na cintura que possa parecer uma arma, ou artefato que possa ser usado contra as pessoas.

Quem estiver mascarado será barrado no perímetro?
Não vai ser proibido que se caminhe com máscara, não tem lei que proíba. Vamos acompanhar, se for o caso, até o portão do estádio, através do sistema de câmeras e rádio. Essa pessoa vai atrair os olhares, mas não quer dizer que será barrada. Vai depender da conduta. É claro que aquelas máscaras usadas em manifestações para se ocultar, produzir estragos, entra no rol de suspeito intuído. Se quebrar um vidro, pichar, na hora a polícia irá autuar. 

Será possível estacionar veículos em uma via bloqueada?É proibido. Você pode morar ali e ser coagido a levar seu carro cheio de explosivos, por exemplo. Neste período de bloqueio, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) recolherá o carro. Claro que haverá bom-senso a cada caso. Mas a regra geral é que não pode estacionar ali.

Moro na área bloqueada, mas não me cadastrei e estou sem credencial. O que faço?
Seu veículo não entrará no perímetro sem credencial de acesso.

Prestadores de serviço poderão circular na área?Também necessitam de cadastro junto à prefeitura. 

Como será a estratégia em caso de manifestações?Nossa ideia é evitar o contato físico. Dispersar sem encostar, que é o que fizemos desde o ano passado, com sucesso, na minha opinião. O fato de não ter contato físico minimiza a possibilidade de lesões ao manifestante e ao policiamento. O emprego do agente químico (gás lacrimogêneo), gera atuação  psicológica e orgânica, fazendo com que a pessoa se atordoe e busque a dispersão.

Há preocupação especial com torcedores argentinos?Para nós, são turistas. Caso se portem como pessoas com intuito depredatório, terão resposta proporcional do Estado. É uma torcida que costumeiramente vem a Porto Alegre e não tem muito problema. Existiram conflitos pontuais (como antes do jogo entre Grêmio x Newell’s neste ano, na Arena). Mas o histórico de convivência com a torcida argentina é muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário