Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Manifestações contra a copa em Porto Alegre


Definida como Manifesto 15M (15 de maio) esta quinta-feira será marcada por protestos em todo o Brasil organizados pela Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa. É o “Copa Sem Povo: Tô na Rua de Novo”. Em assembleia realizada nesta terça-feira no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Bloco de Luta pelo Transporte Público, o Bloco de Lutas pelo Transporte Público, integrantes do Cpers-Sindicato, Central Sindical
Popular (CSP - Conlutas), Espaço de Unidade de Ação, Oposição Rodoviária e outros movimentos sociais decidiram marcar o 15M com uma marcha no Centro de Porto Alegre.

Conforme Matheus Gomes, da Juventude do PSTU, a mobilização será uma forma de marcar o dia de lutas contra as injustiças da Copa. Deverão participar servidores em greve, como os do judiciário federal, da Ufrgs e os municipários. O objetivo do 15M é sensibilizar a sociedade e denunciar os gastos exagerados de recursos públicos com obras “padrão Fifa” para a realização dos jogos da Copa do Mundo, em prejuízo de investimentos na saúde, educação e segurança.

Outra crítica dos movimentos é direcionada contra a Lei Geral da Copa. Aprovada em 2012, a lei autorizou a criação das chamadas zonas de exclusão: dois quilômetros nos espaços públicos ao redor dos estádios de futebol e nas áreas oficiais de torcedores com telões. Somente os patrocinadores oficiais terão o direito de comercializar seus produtos. O trabalho de ambulantes nas zonas de exclusão da Fifa também está proibido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário