Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

El Niño está voltando


O Rio Grande do Sul poderá sentir os impactos do El Niño na segunda metade do inverno e na primavera deste ano. A previsão é da Metsul Meteorologia que tem acompanhado a anomalia de temperatura da superfície do mar que começou a ocorrer nos últimos dias no Pacífico Central Equatorial. Se a anomalia persistir nos próximos meses em 0,5ºC ou mais, o fenômeno deverá "amadurecer" e passará a repercutir no Estado com episódios de chuvas intensas e com volumes bastante elevados.

Conforme a MetSul, a chance de se confirmar um episódio do fenômeno nos próximos meses é "muito alta" e não se descarta que possa ter intensidade forte, no segundo semestre. O maior volume de precipitações deve ocorrer no Centro, Oeste e Norte, regiões com os principais rios como o Jacuí, Uruguai, Sinos, Taquari, Paranhana, Caí, Gravataí, Rio das Antas, Ibicuí e Ibirapuitã. "Historicamente, as grandes enchentes ocorrem sob o El Niño", alerta a Metsul.

A última vez em que o fenômeno repercutiu no RS foi em 2009-2010, com intensidade fraca a moderada, provocando enchentes em várias cidades. Além disso, no RS o El Niño historicamente traz prejuízo à safra de trigo. Por outro lado, diminui o risco de estiagem no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário