Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Queda nas temperaturas, cuide da saúde!



Mudança de temperatura significa uma boa chance de ficar resfriado, ficar gripadão ou até mesmo desenvolver alergias. Temos também que mudar alguns hábitos, como por exemplo, abrir as janelas sempre que possível para a renovação do ar.

Por isso ai vão algumas dicas.

Como está frio, não abrimos as janelas de casa ou do escritório. A renovação do ar é importante, pois ajuda a prevenir, principalmente, as doenças alérgicas.

Mas não só as doenças alérgicas que incidem no inverno. Estudos mostram que a prevalência maior recai sobre gripes e resfriados. Estas doenças são causadas por vírus e apresentam, como sintomas, febres, dores musculares, tosse, coriza, lacrimejamento e mal-estar. O tratamento é sintomático: trata-se a febre e a tosse, mas é necessário repousar e ter boa alimentação, já que não existe um medicamento para combater o vírus da gripe.

Essas viroses contribuem para o desencadeamento ou agravamento de crises alérgicas e, por isso, recomenda-se aos pacientes com doenças alérgicas e, principalmente, aos idosos a vacinação antigripal. Este ano estará disponível, até maio, nos postos de saúde do município a vacina antigripal para idosos. A vacina pode ser aplicada nas crianças a partir dos seis meses e tem validade de um ano.

Recomenda-se a vacinação antigripal aos idosos, ao paciente com defesa imunológica baixa e às crianças. Um resfriado pode se transformar em sinusite ou pneumonia, dependendo das condições do paciente. Mas, no inverno, a incidência de doenças alérgicas aumenta porque a temperatura baixa e a grande umidade do ar auxiliam na proliferação de ácaros. Eles preferem temperaturas em torno de 20 graus e locais escuros e com poeira para se reproduzirem. E quanto mais ácaros, mais alergia teremos. Já o banho quente só serve para causar mais alergia.

Entre os pequenos cuidados que devemos ter no inverno estão: arejar bem a casa, limpando o estrado da cama e o colchão com pano úmido; lavar cobertas e casacos que estiverem guardados no armário por muito tempo antes de usá-los; evitar ambientes fechados e abafados, pois facilitam a contaminação por doenças respiratórias virais; e evitar ambientes fechados e abafados, pois facilitam a contaminação por doenças respiratórias virais; e evitar banhos excessivamente quentes, que propiciem o aparecimento de resfriados pelo choque térmico que acarretam.

Também é importante, no inverno, dispensar atenção à alimentação. Nos meses mais frios se consome mais chocolate. O cacau sozinho raramente provoca crise de alergia, como urticária; mas os corantes e conservantes usados nos bombons poderão causar alergia em alguns casos.

Cuidados com a pele também são necessários, principalmente entre as crianças alérgicas, que já possuem uma pele seca. Banhos quentes e demorados e com sabão comum pioram esse tipo de pele. O banho deverá ser rápido, empregando-se sabão hidratante.

Recomenda-se que as atividades físicas não sejam interropidas no inverno e que as crianças tenham suas vidas o mais normal possível, respeitando o bom senso. Se a criança apresenta sinusite, não é aconselhável que faça aulas de natação, pois isso complicaria seu quadro. A poluição é outro fator agravante do inverno, principalmente na Região Sudeste, pelo grande número de indústrias aqui localizadas.

Vimos quantos fatores associados a temperaturas mais baixas podem nos deixar doentes. Fazendo a prevenção, juntamente com uma boa alimentação e hidratação, poderemos desfrutar da estação com mais tranquilidade.



Dra Neide Maria Macedo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário