Páginas

domingo, 24 de agosto de 2014

2 mil pinguins mortos no nosso litoral!

É preciso criar consciência ambiental. Começando por jogar lixo no lixo, já que sacolas plásticas foram encontradas no estômago dos bichinhos!
Tchê somos um povo extremamente educado, todos somos bons de discurso, mas precisamos, e me incluo nisso, colocar em prática o que lemos na teoria! Afinal, somos habitantes deste planeta, e um dia vai ter tanto lixo, que nós mesmos vamos morar dentro dele... É só fazer as contas...

O número de pinguins encontrados mortos no Litoral Norte gaúcho vem assustando os pesquisadores. Desde 2012, o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) monitora sistematicamente a praia de Imbé até o município de Tavares para estudar os padrões de mortalidade dessas aves. Segundo o Ceclimar, em 2012, 1,2 mil pinguins foram encontrados mortos. Em 2013, o número subiu para 1,7 mil e, desde o início deste ano, já foram localizados 1,8 mil.

Segundo o biólogo e vice-presidente do Ceclimar, Ignacio Moreno, os pinguins recebem identificação para que seja evitada a contagem dobrada. Ele explica que há dois fatores que podem ter ampliado o quadro de mortes: a seleção natural e a elevação da quantidade de plásticos no mar, material encontrado no estômago dos pinguins. Além desses fatores, o fenômeno El Niño altera as correntes marítimas e a temperatura dos oceanos. De acordo com Moreno, também estão sendo encontrados muitos pinguins enrolados em linhas de pesca.

A morte de tartarugas é outra preocupação dos pesquisadores. Conforme o biólogo, 90% das tartarugas estão muito magras e as encontradas mortas estão com lixo no estômago. A sugestão das instituições de pesquisa é reduzir o consumo de plásticos que acabam indo para a beira da praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário