Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Verba antecipada para as vítimas da chuva



Iraí sofreu com chuva e cheia do Rio Uruguai


O Ministério da Previdência Social antecipou o pagamento aos beneficiários nos municípios de Barra do Guarita e Iraí, nas regiões Norte e do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul. As duas cidades decretaram estado de calamidade pública devido à chuva dos últimos dias no estado. A antecipação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).

Os beneficiários começarão a receber o pagamento de prestação continuada previdenciária e assistencial em agosto, e o pagamento segue enquanto a situação de desastre natural perdurar. Na quinta-feira (10), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu o estado de calamidade pública em Barra do Guarita e Iraí e a situação de emergência em mais 124 cidades do estado.
saiba mais

O número de pessoas que seguem fora de casa no Rio Grande do Sul em razão das chuvas que atingiram o estado nas últimas semanas diminuiu para 14.487. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil no início da manhã desta sexta-feira (11), o estado tem 163 municípios afetados pela enchente. No relatório das 11h de quinta-feira (10), o número de pessoas desalojadas ou desabrigadas era de 18.391.

As prefeituras de 135 cidades também decretaram situação de emergência. Na quinta, o governo federal publicou no Diário Oficial da União o decreto que reconhece a situação de emergência de 124 municípios do Rio Grande do Sul e de calamidade pública nas cidades de Iraí e Barra do Guarita. A partir da publicação, o repasse de recursos federais será permitido para os municípios atingidos. Entretanto, os valores ainda não foram definidos. O governo do estado pediu R$ 19 milhões para todas as cidades envolvidas.

De acordo com dados da Defesa Civil, são 13.350 desalojados, que foram para casas de amigos ou familiares, e 1.137 desabrigados, levados a ginásios ou abrigos pelo poder público. Mesmo com o tempo seco, o Rio Uruguai ainda não voltou ao nível normal. O rio segue quase 11 metros acima do habitual, de acordo com a Defesa Civil da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário