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terça-feira, 22 de julho de 2014

Em breve...Obras do BRT


Trabalhadores estão na primeira fase de colocação de asfalto de concreto
R7





Os corredores de ônibus das avenidas Bento Gonçalves, Protásio Alves e João Pessoa devem voltar a receber ajustes em breve para a conclusão do sistema BRT (Bus Rapid Transit). Conforme o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, “estamos em tratativa para o reinício das obras pós-Copa do Mundo”. Segundo ele, a previsão é que a primeira fase, que consiste na substituição do pavimento asfáltico por asfalto de concreto (pois piso o rígido permite maior velocidade), seja concluída até o final deste ano.

A Protásio está com 90% do corredor pronto, no trecho de 7 km entre as ruas Saturnino de Brito e Sarmento Leite, e a Bento, com 95%, entre a Antônio de Carvalho e a Princesa Isabel.

Para ambas, executadas pelo consórcio Sultepa e Conpasul, faltam os cruzamentos onde há pavimentação antiga. As construtoras aguardam o auxílio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para o bloqueio das vias. “Estamos estudando alternativas para minimizar os transtornos, visto que faltam os cruzamentos com maior movimento. Cada caso será estudado”, disse o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. A avenida João Pessoa é a mais atrasada, com 60% da obra concluída, dos 3,2 km de extensão. O consórcio Giovanella é o responsável pela obra.

Ainda em estudos liberação de alça

Não há previsão para a liberação da alça de acesso da Rodovia do Parque (BR 448) ao bairro Humaitá, na Capital. A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) aguarda por uma definição da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para saber se deverá implantar um quebra-molas padrão ou uma faixa de pedestres elevada na via.

A alça será liberada somente quando as mudanças forem concluídas. A via não está sendo utilizada desde a inauguração, em dezembro de 2013. Conforme o Dnit, as modificações foram sugeridas após vistoria feita por técnicos da autarquia, da EPTC e da PRF, quando ficou acertado que o Dnit implantará um redutor de velocidade depois do final da alça, já em área do município. As mudanças visam à segurança na chegada ao bairro. “Não temos prazo para entregar essa avaliação”, disse Vanderlei Cappellari, presidente da EPTC.

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