Páginas

sábado, 12 de julho de 2014

Fila, de argentinos para a final

Do G1

Em uma fila que contorna o prédio da aduana de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, centenas de argentinos aguardam para receber o visto de entrada no Brasil e seguir viagem até o Rio de Janeiro para participar da final da Copa do Mundo contra a Alemanha, mesmo que do lado de fora do estádio. O movimento no local é intenso na manhã deste sábado (12) e, segundo relatos, a espera chega a 3h.

A 30h do início da partida, que acontece neste domingo (13), às 16h, no Maracanã, muitos torcedores ainda têm esperança de chegar a tempo na capital fluminense para comemorar o título. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o trajeto de Uruguaiana até o Rio de Janeiro, sem parar, dura as mesmas 30h que faltam para o juiz apitar o início da partida.


Entre os argentinos que acreditam na missão impossível de chegar a tempo de acompanhar a partida no Rio está Pablo Forget, de 27 anos. Ele viaja com um grupo de amigos e nenhum deles tem ingresso para a final. “Tenho esperança de chegar. Me reuni com amigos depois da vitória contra a Holanda e decidimos ir. Todas as pessoas que eu conheço que estão vindo para o Brasil dizem o mesmo, ninguém tinha planos. Eu pagaria todo dinheiro possível por um ingresso, mas é claro, isso é uma ilusão, não vamos conseguir”.

Policial em Córdoba, Padilla Marino, 29 anos, viaja ao lado de cinco amigos e definiu o sentimento de pegar a estrada a poucas horas da final em uma palavra. "É loucura, sim. Nossa ideia é apenas ingressar no Brasil, com isso já me conforto", diz o torcedor.

O argentino Fabio Gonzales, 39 anos, garante que vai fazer de tudo para chegar a tempo ao Rio de Janeiro, mas, se não conseguir, também está conformado em assistir ao jogo em alguma outra cidade brasileira. "Creio que vamos chegar, vamos fazer o impossível para isso, mas, se não chegarmos, vamos apoiar com o coração de longe, em Porto Alegre, em Florianópolis, seja onde for", afirma.

Questionado sobre o curto espaço de tempo para o deslocamento dos torcedores de Uruguaiana para o Rio de Janeiro, o responsável pelo posto da Polícia Federal em Uruguaiana, Carlos Sarzi, explicou que a corporação está em alerta para evitar abusos na estrada. “Os policiais estão sendo orientados a redobrarem a atenção ao longo da BR-290 (rodovia que liga Uruguaiana a Porto Alegre). Além disso, a fiscalização está mais atenta aqui para evitar problemas de segurança. Cerca de 5% dos carros estão voltando por problemas legais”.

Segundo a Polícia Federal, de 1º de julho até as 10h do dia 11 de julho, 17.606 estrangeiros ingressaram no Brasil pelo estado, contabilizando as fronteiras terrestres e o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Desse total, 12.765 são argentinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário