Páginas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

BRT nas cidades do Rio Grande do Sul

foto: r7
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) finalizou os anteprojetos de obras do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades prevendo sistemas de ônibus rápido (BRT) em nove municípios da Região Metropolitana: Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão. A licitação, através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), deve ocorrer no segundo semestre para que as obras se iniciem no ano que vem e se encerrem em 2017. Os projetos preveem a implantação da infraestrutura BRT nos sistemas de transporte público coletivo urbano e metropolitano.

Nos municípios contemplados, devem ser construídas faixas exclusivas de ônibus nas principais avenidas de ligação com a Capital, além de ligações transversais entre eles. As intervenções também preveem a troncalização e racionalização da rede metropolitana de transporte e a "implantação de corredores e faixas exclusivas que permitirão um serviço de qualidade, diminuindo o tempo das viagens".

Conforme nota da Metroplan, os corredores serão monitorados por sistemas inteligentes de transporte – ITS, permitindo a gestão moderna em tempo real do serviço. Os anteprojetos também preveem a implantação de ciclovias, qualificação dos passeios públicos com soluções de acessibilidade universal e de mobiliário urbano padronizado. O investimento estimado é de R$ 314 milhões. De acordo com o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, o programa favorece 600 mil usuários por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário