Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rio Grande do Sul registra 150 acidentes de trabalho por dia

No Rio Grande do Sul, no ano de 2012, a cada dia, 150 pessoas se envolveram em acidentes de trabalho. Ao longo de todo o ano, somaram-se 55.013 casos e 166 mortes. Os números foram levantados pelo Ministério da Previdência Social e, apesar de terem diminuído em relação ao ano anterior, são considerados alarmantes pelo poder Judiciário no RS. Hoje é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O coordenador do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargador Raul Zoratto Sanvicente, disse que a realidade pode ser ainda mais grave, pois a Previdência consegue registrar apenas os casos de trabalhadores com carteira assinada, cerca de 50% da população economicamente ativa. “O que acontece no mercado informal, ou até mesmo com autônomos, não é contabilizado”, alerta.

Para o juiz do trabalho do TRT4 Luiz Antônio Colussi, é necessário uma mudança de cultura em relação à prevenção de acidentes. “Esse esforço tem que ser feito por toda a sociedade, pelo trabalhador e pelo empregador, que é quem tem uma responsabilidade grande porque ele é o dono do capital, da máquina, dos equipamentos”, argumentou Colussi. Para ele, também é importante uma atuação dos sindicatos dos trabalhadores, os quais têm o papel de ajudar o empregado a buscar condições ideais de trabalho. “Todos têm que ficar conscientes de que não há indenização que pague a perda da vida, a dor de uma família e as sequelas para toda a vida”, complementou o juiz.

Para Colussi, contribui para o número de casos a baixa fiscalização por parte dos auditores ficais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no Estado. O superintendente substituto do MTE no Rio Grande do Sul, Guilherme Candemil, concorda que o quadro de auditores está reduzido. Ao mesmo tempo, informou que é promessa do ministro Manoel Dias a realização de um concurso público ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário