Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tchê, o tempo tá louco!


A chuva de granizo, registrada na madrugada desta terça-feira, causou destelhamentos em casas na cidade de Santiago, no Centro do Estado. O coordenador da Defesa Civil do município, José Fernando Brum, afirmou que lonas foram distribuídas às famílias afetadas.

Ainda não há informações precisas sobre o número de casas atingidas, mas a Defesa Civil informou que o estoque de lonas será reforçado com novas aquisições para dar cobertura total. O telefone dos bombeiros está congestionado devido ao grande número de chamados.

A MetSul Meteorologia alerta que, com a atmosfera instável, condições favoráveis a temporais se instalam no território gaúcho nesta terça. Não se pode afastar o risco de chuva localmente forte, granizo e ocasionais rajadas de vento forte. O risco maior de tempo severo se concentra no Oeste, Centro e Norte do Estado, onde as taxas de instabilidade atmosféricas são as mais altas.

Nas últimas três horas, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, indicou 39 mm de chuva. Em Quaraí, na mesma região, choveu 12mm nas últimas horas. Segundo a MetSul, os volumes de chuva podem atingir marcas de 50mm a 100mm em alguns pontos em poucas horas.

Há risco de chuva forte na região de Porto Alegre na segunda metade do dia à medida que a instabilidade forte deve atuar na Metade Norte e pontos do Leste da tarde para a noite. O tempo firma em grande parte do Rio Grande do Sul durante a quarta-feira, mas amanhã pontos do Leste e Nordeste do Estado ainda poderão ter chuva, sobretudo na primeira metade do dia, com posterior melhora.

No final de semana, outros municípios da região Central do Estado foram atingidos por temporais com vento e granizo. Os moradores ainda tentam recuperar as casas atingidas. A cidade mais prejudicada foi Restinga Seca, que já encaminhou à Defesa Civil um decreto de situação de emergência. Em São Gabriel e Santa Maria, também foram registrados danos a residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário