Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Instituto de Educação vai ser restaurado


A Secretaria Estadual de Educação apresentou nesta quinta-feira o projeto para a restauração do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. O secretário Jose Clovis de Azevedo afirmou que a previsão de início da obra - orçada em R$ 19,7 milhões - é para o final do ano.

Segundo os arquitetos da empresa 3C, vencedora da licitação, o trabalho foi extenso, principalmente pela parte da pesquisa histórica. Fichas foram elaboradas com as informações de cada ambiente que foi fotografado. A escola, que hoje atende cerca de 1,9 mil alunos do pré-escolar até o ensino médio, foi construída em 1935.

Os arquitetos apontaram que uma das principais causas dos estragos do local foram as ações humanas, tanto de depredação, como reformas feitas de forma equivocada. A diretora do Instituto, professora Leda Larratéa, acrescentou que, para tentar evitar os próximos atos de vandalismo, projetos de conscientização estão sendo aplicados na instituição.

Em função da restauração, as aulas deverão ser transferidas para outras escolas. Por isso, um grupo de trabalho será criado para mapear os locais. Em 11 de novembro - 45 dias após a apresentação do projeto - empresas interessadas em executar a obra poderão apresentar as propostas. A estimativa é de que a obra seja concluída em 18 meses.

Um grupo de alunos que esteve no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), local da apresentação, carregava uma faixa com os dizeres “S.O.S Instituto de Educação”. Eles questionavam se efetivamente retornariam ao instituto após o restauro. Azevedo afirmou que “inúmeras dificuldades” foram superadas para que o projeto fosse executado. Além disso, apontou que há mais de 20 anos a escola precisava de reparos. “Agora não é hora de protesto”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário