Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Semana com previsão de temporais começa com granizo em Porto Alegre

Moradores de Porto Alegre foram surpreendidos na noite desta segunda-feira (13) por uma chuva acompanhada de granizo, que atingiu diversos pontos da cidade e causou alguns transtornos. Segundo o sistema Metroclima, serviço oficial de meteorologia da prefeitura, na maior parte dos bairros o registro do fenômeno foi breve. Não há ocorrências de danos materiais.

O centro da cidade está entre as regiões atingidas, de acordo com o Centro Integrado de Comando (Ceic) da prefeitura. Na Avenida Ipiranga, motoristas também se depararam com o fenômeno.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) diz que não há registros de vias alagadas, mas motoristas enfrentam acúmulo de água na pista e lentidão no trecho em alguns trechos.

O tempo ruim também pode ter sido a causa do corte no abastecimento de energia elétrica para cerca de 5 mil clientes na capital, informou a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O problema atinge bairros como Menino Deus e Azenha.

Estragos em Palmeira das Missões
Mais cedo, em Palmeira das Missões, na Região Noroeste do estado, ao menos mil casas foram danificadas pelo granizo, que já era previsto pela meteorologia. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, o fenômeno foi registrado por volta das 14h. Algumas pedras, segundo a corporação, eram maiores que bolas de tênis e acabaram causando danos aos telhados de várias residências.

A Prefeitura de Palmeira das Missões, através da Secretaria de Habitação, trabalha na distribuição de lonas para as famílias atingidas. Os danos, porém, ainda estão sendo avaliados. Ninguém precisou sair de casa em função do mau tempo.


Alerta para risco de temporais
Os serviços de meteorologia alertam para o risco de temporal no decorrer da semana no estado, em áreas entre Litoral Norte, Serra e Norte. Segundo o sistema Metroclima, o cenário entre quinta-feira (16) e sábado (18) é de "grande preocupação".

Nesta terça-feira (14), ainda pode chover no estado. O tempo deve seguir instável entre as regiões Central e Norte, o que inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas outras áreas, o sol aparece entre nuvens. Pela manhã, a temperatura deve ficar entre 11ºC e 18ºC. À tarde, a máxima será de 21ºC em Porto Alegre e 26ºC em Caxias do Sul.

A quarta-feira (15) será de tempo bom na maior parte do estado, mas esse cenário não dura muito tempo. A partir de quinta (16), Uma massa de ar quente muito forte chega ao estado, onde vai interagir com umidade, criando condições de tempo muito severo. A previsão é de grandes volumes de chuva, vento forte e granizo em algumas regiões. (do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário