Páginas

sábado, 4 de outubro de 2014

Dicas para a votação de domingo

A primeira delas é - em hipótese alguma faça uma "selfie" em frente a urna eletrônica!! Você com certeza será preso, é crime eleitoral!!
A outra dica é recortar a “cola” impressa nesta página e assinalar nela os números correspondentes aos candidatos escolhidos para não errar no momento de oficializar o voto nas urnas eletrônicas. Outra orientação essencial é a de separar um documento com foto para se apresentar aos mesários, além de anotar os dados sobre zona e sessão para não esquecer o local da votação.



Para os casos de dúvida em Porto Alegre, a Justiça Eleitoral disponibilizará o serviço Disque-Eleições pelo número 148, que estará em funcionamento, neste domingo, das 7h às 17h. Já o telefone para atendimento aos eleitores no Interior deverá ser consultado nas unidades de cada município.

Dúvidas gerais sobre o processo eleitoral também podem ser esclarecidas pela Internet, no endereço eletrônico www.tre-rs.jus.br, através do link Cartilha Eleitoral. O site do Tribunal Superior Eleitoral é www.tse.jus.br.

Biometria identifica mais de 750 mil

O Rio Grande do Sul terá leitura biométrica para a identificação de 752.056 eleitores em 186 municípios nas eleições 2014. São as mesmas cidades onde os eleitores participaram, desde o ano passado, das atividades de cadastramento.
Apesar da forma de apresentação alternativa que está sendo implementada, o eleitor também deverá apresentar documento oficial com foto nos municípios que utilizarem a biometria, para que o mesário localize seu registro no caderno de votação e digite o número da inscrição do eleitor no terminal da urna.

Após o reconhecimento biométrico por uma das digitais cadastradas, o eleitor será autorizado a votar. Caso o eleitor não seja reconhecido por sua impressão digital, o presidente da seção eleitoral deverá conferir o documento e interrogá-lo sobre os seus dados, conferindo também a assinatura.

A lista dos municípios habilitados para a leitura biométrica dos dados dos eleitores pode ser consultada no website do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS): www.tre-rs.jus.br.

Votação ocorre entre 8h e 17h

A partir das 8h do domingo, os eleitores brasileiros poderão registrar seu voto nas urnas, que ficarão disponíveis nas sessões eleitorais até as 17h. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não existe limite de tempo determinado para que um eleitor conclua a sequência de votos. A média de tempo, segundo o TRE, é de um minuto e meio por eleitor. O Conselho da Justiça Eleitoral é para que o eleitor leve uma anotação ou memorize os números dos candidatos escolhidos, evitando a demora no ato de votar e reduzindo filas desnecessárias.

Como votar fora do domicílio eleitoral

Eleitores que estão distantes de seu domicílio eleitoral terão duas formas de cumprir seu compromisso democrático. Podem usar o voto em trânsito ou a justificativa da ausência no processo. Para estas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul autorizou 4.982 votos em trânsito no primeiro turno e 4.745 no segundo turno, somente para os eleitores que informaram, em tempo, o local onde estarão para votar. A justificativa pode ser feita em qualquer sessão eleitoral por onde o eleitor puder passar no dia da votação.

Gaúchos escolhem um senador

Diferentemente do que ocorreu nas eleições gerais de 2010, quando os eleitores gaúchos escolheram dois senadores para representar o Estado no Congresso, neste pleito, somente um candidato deverá ser eleito. O escolhido vai preencher a vaga que se abre com o término do mandato do senador Pedro Simon (PMDB), candidato à reeleição, ao final deste ano. As duas outras vagas, que completam os três assentos pertencentes ao Rio Grande do Sul no Senado, atualmente estão ocupadas por Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT).(R7 RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário